"Estou dando a você a liberdade. Antes, rompo o saco d'água. Depois, corto o cordão umbilical. E você está viva por conta própria."


(Clarice Lispector)



quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tempo...

Mãe & Tempo

Há tempos venho pensando em novos posts da nossa pequena, mas cada dia se torna mais difícil mediar meu tempo...

Na medida em que o pequenino ser vai se tornando independente, os cuidados aumentam e o meu tempo diminui. Na verdade cuidado é o que temos o tempo todo, mas agora os riscos de bater a cabeça, levar pequenos tombos, prender os dedinhos em algum lugar que só eles cabem, tirar as roupas das gavetas, esvaziar os armários da cozinha, desenrolar papel higiênico e por aí vai... uma lista infinita de pequenas artes acompanhadas de pequenos acidentes.

Esses dias, na sala de espera do médico tinha um casal com 2 filhos, o menor um menino de 1 ano e pouco. Eu folheando uma revista para que aquela espera ficasse mais amena, de 2 em 2 minutos ouvia o barulho de batidas e o resmungo do rapazinho... até que o pai soltou: - “Acho que teremos que deixá-lo de capacete, nunca vi bater tanto a cabeça assim”... e a mãe, dando risada concordou.

Será que a cabeça é tão pesada que o corpinho não consegue equilibrar??!! Não sei, mas ainda bem que ela é dura!

Mas voltando ao tempo...

Olívia & Tempo

Acorda e toma café

Passeio ao sol

Soneca (nem sempre)

Frutinha

Almoço

Soneca

Banho

Brinca, explora a casa, passeio, talvez soneca no finalzinho da tarde

Mamadeira

Jantar

Dormir (geralmente às 20h)

Choro e mamadeira (00h)

Se tudo correr bem ela dorme até às 7h30

Senão, acorda às 3h da manhã e mama novamente, aí acorda às 9h

Tenho uma rotina com a Olívia que tento seguir, aliás ela dá uma alteradinha nos finais de semana, mas durante a semana é regular. Tudo isso para que ela se habitue a uma rotina saudável, com os horários de alimentação e os benditos horários das sonecas. Essas que são duas durante o dia, a soneca da manhã e a soneca da tarde. É aí que a mãe aqui se desbobra e corre contra o tempo para fazer minhas coisas. Mas lá vem o tempo de novo, daqui há pouco já é hora de colocá-la ½ período na escolinha, além de ser importante para sua socialização, terei mais tempo para retomar meus trabalhos... Mas isso já é papo para outro post... :)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Crer ou não crer...

Quebranto

1. Suposto estado mórbido que se diz produzido pelo mau-olhado de certas pessoas, nas crianças, nos animais, nas plantas e até nos alimentos; mau-olhado.

2. Abatimento, desânimo, fadiga.

3. Desfalecimento, prostração.

Novamente recorro ao dicionário, desta vez o assunto é “quebranto”. Na minha opinião, causa dor no corpinho do bebê, ele não dorme direito, além de ficar assustado com qualquer coisa. Muitos não acreditam, dizem que é uma bobagem, mas vai ficar com seu filho sem dormir durante a noite, acordando de hora em hora. Depois chega o dia e a mesma coisa, aquele soninho leve que uma batidinha de asa de borboleta é motivo para acordá-lo e pior, assustá-lo. Por isso, recorro à benzedeira. Na minha infância, ela era uma figura presente. Minha avó e minhas tias me levavam, junto com as minhas irmãs na Dona Belica. Uma senhorinha que Barretos inteira conhecia. Lembro-me de ser benzida para tirar verrugas, tersol ou simplesmente benzer por benzer, ou melhor, para tirar o “quebranto”. Então se a minha querida avó Mary nos levava, é porque fazia bem para as netas, e fazendo bem para nós a Olívia não podia deixar de fugir disso. Toda semana, ou quase toda, levamos nossa pequena para benzer. Funciona??? Cientificamente não sei, mas garanto que mal não faz e a Olívia vem dormindo no carro depois de ser benzida.