"Estou dando a você a liberdade. Antes, rompo o saco d'água. Depois, corto o cordão umbilical. E você está viva por conta própria."


(Clarice Lispector)



terça-feira, 8 de junho de 2010

Crer ou não crer...

Quebranto

1. Suposto estado mórbido que se diz produzido pelo mau-olhado de certas pessoas, nas crianças, nos animais, nas plantas e até nos alimentos; mau-olhado.

2. Abatimento, desânimo, fadiga.

3. Desfalecimento, prostração.

Novamente recorro ao dicionário, desta vez o assunto é “quebranto”. Na minha opinião, causa dor no corpinho do bebê, ele não dorme direito, além de ficar assustado com qualquer coisa. Muitos não acreditam, dizem que é uma bobagem, mas vai ficar com seu filho sem dormir durante a noite, acordando de hora em hora. Depois chega o dia e a mesma coisa, aquele soninho leve que uma batidinha de asa de borboleta é motivo para acordá-lo e pior, assustá-lo. Por isso, recorro à benzedeira. Na minha infância, ela era uma figura presente. Minha avó e minhas tias me levavam, junto com as minhas irmãs na Dona Belica. Uma senhorinha que Barretos inteira conhecia. Lembro-me de ser benzida para tirar verrugas, tersol ou simplesmente benzer por benzer, ou melhor, para tirar o “quebranto”. Então se a minha querida avó Mary nos levava, é porque fazia bem para as netas, e fazendo bem para nós a Olívia não podia deixar de fugir disso. Toda semana, ou quase toda, levamos nossa pequena para benzer. Funciona??? Cientificamente não sei, mas garanto que mal não faz e a Olívia vem dormindo no carro depois de ser benzida.

Um comentário:

  1. Olá Patrícia!
    Texto e reflexão de marinheira de primeira viagem mesmo, mas interessante...

    Tenho três lindo, fofos e maravilhoso filhos..
    Um do primeiro casamento, 21 anos, vive comigo desde os 6 meses de idade.
    No começo foi meio que complicado, mas o ser humano se adapta rápido em situações complicadas, ainda maiS se tratando de uma criança.
    Ontem estava lendo uma matéria sobre como criar seu filho...
    Interessante a matéria, mas o mais relevante é, não crer que o bêbe chora só porque está com dores, manha,de xixi e poraí vai..
    Muitas das vezes o choro faz parte, mas o que mais importa é a forma com que vc vai lhe dar com issso.
    Se alimentar a manha, ele vai seR manhoso, mas se conversar, acalentar com palavras, pois mesmo bêbe, ele sente, E mesmo sem entender acalma...
    Se colocá-lo deitadinho de bruços em seu peito ou em sua barriga, ele vai se acalmar, pois o calor do seu corpo, muitas das vezes vai aliviar dores, gases ou outros sintoma que venha a ter.
    Quanto ao dormir no carro!
    99% das crianças fazem isso, pois o carro em movimento acalanta a criança e, muitas delas ainda, não tem o cérebro formado, o que causa enjôo, por isso dele adormecer logo.

    Mas mãe é assim mesmo tem excesso de zêlo e mimo.

    Abraços


    MARCIO RJ

    ResponderExcluir