"Estou dando a você a liberdade. Antes, rompo o saco d'água. Depois, corto o cordão umbilical. E você está viva por conta própria."


(Clarice Lispector)



sexta-feira, 11 de março de 2011

Criança & Animal de estimação

Muitas crianças pedem aos seus pais um bichinho de estimação, no caso da Olívia ela não teve escolha, pois quando nasceu já tínhamos há 13 anos nossos 3 gatos. Sim eles são idosos, mas ainda estão firmes e fortes. A convivência foi aos poucos e no início da gravidez a minha gatinha mais velha fez suas necessidades por algumas vezes do meu lado no pé da cama. Um ato de protesto acredito. Até que a Olívia nasceu e eles não identificavam se aquele choro era de um filhote de felino, ou da minha filhota. Os primeiros contatos foram ressabiados. E hoje a Olívia com 1 ano e 7 meses, dona do pedaço, já habituada com a presença dos 3, não se intimida em apertá-los e abraçá-los. Tudo bem que com a minha supervisão, mas parece que eles, principalmente o Nero, já entenderam a história e sabem quem é quem. Conclusão ela deita e rola com ele e ele só faz ronronar...

Lendo a respeito deste tema, encontrei alguns fatos interessantes:

A criança que convive com animais, é mais afetiva, repartindo suas coisas, é generosa e solidária, demonstra maior compreensão dos fatos, é crítica e observadora, se sensibiliza mais com as pessoas e as situações.

Apresenta autonomia, responsabilidade, preocupação com a natureza, com os problemas sociais, desenvolve boa auto-estima.

Relaciona-se com desembaraço com os amigos, tornando-se mais sociável, cordial e justa. Sabe respeitá-los.

Desenvolve sua personalidade de maneira equilibrada e saudável, com mais facilidade para lidar com a frustração, liberta-se do egocentrismo.

Desde os cuidados com aquela planta do vaso da sala aos cuidados com o bichinho que escolheu para ser seu, a criança está desenvolvendo uma nova consciência, onde o meio-ambiente, as questões ecológicas do momento e as questões sociais, políticas e econômicas do mundo, sob uma outra ótica, contará com a colaboração de verdadeiros cidadãos.

Fonte: www.saudeanimal.com.br

Um comentário: