"Estou dando a você a liberdade. Antes, rompo o saco d'água. Depois, corto o cordão umbilical. E você está viva por conta própria."


(Clarice Lispector)



sábado, 10 de abril de 2010

Amamentação

Palpite...

Segundo o dicionário:

Substantivo masculino.

1. Pressentimento, suspeita.

2. Intuição de ganho no jogo.

3. Dito ou opinião de intrometido ou ignorante no assunto

Ah, os palpites... eles serão uma constante na sua vida de mãe (na verdade na vida de qualquer um...). Confesso que até gosto de um palpitinho de alguém que tenha uma orientação boa para acrescentar. Mas vamos combinar que isso não é tão farto e o que acontece são dezenas de palpites, dos mais esquisitos aos mais engraçados. O ideal é ouvi-los e dar um sorriso. Assim o palpiteiro(a) fica feliz, pois você “aceitou” o palpite dele e fica tudo certo!

Comecei com o palpite porque quando falo em amamentação, o que mais tive foram palpites de todos os gêneros, dos mais animadores aos mais tenebrosos, um horror!

Amamentação

Levei um tempo pensando em ter filho e nesse tempo me preparei para a gravidez. E quando chegou o momento de amamentar, por mais que eu tivesse me preparado, bateu um certo medo, uma ansiedade: e se não conseguisse?! Mil fatores influem para o sucesso da amamentação e o principal, acredito, é a paciência.


Para quem fez parto cesariana, como eu, mais um agravante. Até seu organismo entender que chegou a hora de amamentar demora mais um pouquinho do que o parto normal. Este pouquinho para nós mães, passa a ser uma eternidade... e esta vivida com palpiteiros. Você e seu bebê estão na fase de conhecimento mútuo, apesar dele ter ficado na sua barriga por 9 meses. É um ato dolorido no princípio e requer cuidados para que a mãe não se machuque, porque aí sim as coisas ficarão difíceis. Graças a modernidade, atualmente existem pomadas milagrosas que não deixam os mamilos “racharem”, só de pensar me dá um frio na espinha. Para nossa felicidade isso não aconteceu comigo.


Então, minha receitinha para amamentação, ou melhor: - o meu “palpite”, além, é claro, das instruções médicas, é fazer desses momentos, uma horinha só da mamãe e do bebê. Tentei, tentamos e deu certo! Hoje a Olívia está com 8 meses e ½ e ainda mama, agora vem outro dilema, quando parar com a amamentação? Tive uma conversa com a pediatra este mês e meu propósito será até completar 1 ano, data que coincide com o final do inverno e tempos secos, assim previno resfriados e doenças pulmonares, já que este clima deixa a criança vulnerável.


Olívia 3 meses

Um comentário:

  1. patty, to chorando de rir e quase chorando ( de verdade ) com seus textos... gravida chora né?
    tao lindos, inspiradores, acalentadores...
    até li em voz alta para o maridao...
    parabens pelo blog! beijos jojo

    ResponderExcluir